![]() |
| Imagem Divulgação Internet |
Mistura perigosa
Com a chuva, a pista fica mais escorregadia, uma vez que há diminuição do atrito entre os pneus e o asfalto. A mistura da água com pó, restos de óleo e outros resíduos colabora para que o atrito diminua ainda mais e tudo isso aliado à imprudência e excesso de velocidade podem ocasionar acidentes.
Nesta época, muitos acidentes também são provocados pela aquaplanagem – que consiste na perda de contato dos pneus com a pista ao passar em lâminas d’água.
A aquaplanagem é mais comum em vias pavimentadas e a velocidade é um fator preponderante. A alta velocidade pode comprometer a possibilidade de um desvio e do reflexo, por exemplo
A corrida às oficinas para revisão e troca de itens de segurança básicos é fundamental. Em função da chuva, proprietários de oficinas estimam um aumento de até 30% no movimento. As revisões mais comuns são no sistema de freios e na parte elétrica, além de trocar os pneus e palhetas dos limpadores. Outro item que se troca muito na época chuvosa são as baterias. Por incrível que pareça, com a mudança de clima elas também são afetadas. O carro a álcool muitas vezes demora a dar partida com o tempo frio, o que sobrecarrega a bateria.


Nenhum comentário:
Postar um comentário