Na quarta-feira 12/04, vice-governador José Eliton recebeu gestores de Pilar de Goiás, Cachoeira de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Faina, Hidrolina e Mimoso de Goiás, ocasião em que decidiram pelo emprego dos valores em obras de infraestrutura. Eles destacam atitude republicana do governo ao celebrar convênios com os municípios.
Representantes de cidades de todas as regiões reconhecem que os recursos chegam em momento oportuno, já que todas as administrações municipais passam por dificuldades e, “sem essa parceria não teríamos condições de realizar obras importantes para nossa população”, relatam.
Os motivos, segundo afirmam os gestores, passam pela recessão que afeta o país desde 2015 e, com isso, agravou a arrecadação. Os repasses do Tesouro Estadual fazem parte do Programa Goiás na Frente, anunciado pelo governador Marconi Perillo recentemente. No total são mais de R$ 9 bilhões que serão investidos.
A celebração de convênio entre governo e prefeituras tem início com a decisão de cada prefeito de onde esses recursos serão investidos. Todos são recebidos pelo vice-governador José Eliton e, na sequência, são orientados pelas equipes da Secretaria de Governo (Segov) acerca de procedimentos necessários para a realização da parceria, como contrapartidas, documentação e prestação de conta, exigida a partir da liberação da segunda parcela.
Nesta quarta-feira, dia 12, José Eliton recebeu os prefeitos de Pilar de Goiás, Cachoeira de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Faina, Hidrolina e Mimoso de Goiás, ocasião em que decidiram pelo emprego dos valores em obras de infraestrutura. Nessa etapa, os prefeitos apontam as prioridades em seus municípios e recebem do vice-governador e equipe técnica da Segov orientações para andamento dos convênios.
Em Cachoeira de Goiás, o prefeito Geraldo Neto vai priorizar obras na área de pavimentação e habitação. Segundo ele, cerca de quatro bairros serão beneficiados com asfalto e 35 unidades habitacionais serão construídas. “Estamos com muita dificuldade, mas esse apoio será de grande valia para a população de Cachoeira”, afirma o prefeito.
O prefeito Tiago Pedra Grande, de Faina, destinará os recursos do programa Goiás na Frente para recapeamento e construção de asfalto para três bairros. “Agradeço ao vice-governador e todo governo do Estado por receber os prefeitos e ajudar a sanar as pendências e dificuldades que os municípios têm”, relata.
Santo Antônio do Descoberto, município no Entorno do Distrito Federal, também receberá como benefício asfalto novo e recapeamento. De acordo com o prefeito Adolpho Lohrmann, essa aproximação do governo com os municípios “é de fundamental importância para o desenvolvimento da cidade e até da recuperação cultural”, afirma.
O prefeito de Pilar de Goiás, Sávio de Sousa Soares Batista, destaca que “Goiás irá realizar obras e melhorar a vida dos cidadãos do pequeno município”. O gestor municipal celebra a pavimentação e o recapeamento em Pilar de Goiás, localizado a 250 quilômetros de Goiânia. “Está é uma visão municipalista”, elogia Sávio.
Em Hidrolina, município próximo a Pilar de Goiás, distante 275 quilômetros de Goiânia, o prefeito Osvaldo Moreira, o Zazá Helói, diz que, com os recursos irá pavimentar e recapear ruas que estão “há anos na terra”. Também afirma que são obras que a “população espera há muito tempo”, comemora.
Já em Mimoso de Goiás, na região do Entorno do Distrito Federal, o prefeito Genivaldo Gonçalves dos Reis, o Nivaldo, diz que “é um sonho para os moradores chegarem recursos para pavimentação”. Ele elogia a atitude do Governo de Goiás que, “apesar da crise, garantirá recursos para os pequenos municípios”, finaliza.

Nenhum comentário:
Postar um comentário