Z Eliton e Ronaldo Caiado enfrentam maior resistência do eleitorado; veja números
19,1% dos eleitores não votariam em tucano; rejeição a democrata é de 17,2%
O governador José Eliton (PSDB) e o senador Ronaldo Caiado (DEM) são os primeiros colocados no ranking de rejeição do eleitorado na disputa ao governo de Goiás, aponta pesquisa Serpes/O POPULAR realizada de 3 a 7 de setembro. Questionados sobre em qual candidato não votariam de jeito algum nas eleições deste ano, em lista de sete nomes que concorrem ao Palácio das Esmeraldas, 19,1% dos eleitores apontaram o tucano e 17,2%, o democrata.
Eliton passou a liderar a resistência por parte do eleitorado na quarta rodada, divulgada em 26 de agosto, quando registrou o mesmo índice deste novo levantamento. Caiado tinha 16,6% de rejeição na rodada anterior, o que significa que oscilou levemente para cima.
Um total de 15,6% dos eleitores afirmam que não votam na candidata do PT, professora e presidente do diretório estadual do partido, Kátia Maria. Na rodada anterior era praticamente o mesmo, 15,7%.
O deputado federal Daniel Vilela (MDB) é o candidato entre os mais bem colocados com a menor resistência, de 13,9% dos entrevistados. No levantamento do fim de agosto, era praticamente o mesmo: 14,1%.
Os professores Weslei Garcia (PSOL), Marcelo Lira (PCB) e Alda Lúcia (PCO) têm rejeição de 10,6%, 9,9% e 9,6%, respectivamente. Todos oscilaram para baixo na comparação com a rodada anterior.
Dos 801 entrevistados, 45,4% afirmam não rejeitar nenhum dos candidatos ao governo. Outros 7,5% afirmam não saber.
Na rodada de abril, os índices de rejeição eram mais elevados: Caiado tinha 25,2%, enquanto Eliton e Daniel registravam 24,3%, cada um. Weslei tinha 18,6% de rejeição; e Kátia, 17,7%.
Grupos
A rejeição a José Eliton disparou em Goiânia, chegando a 26,6% e com maior índice na comparação da pesquisa estratificada por região. Na rodada anterior, do fim de agosto, o tucano estava empatado na resistência do eleitorado com Caiado, Daniel e Kátia Maria - em torno de 20% para cada um. Agora Caiado tem 21,9%; Kátia, 18,3%; e Daniel, 15,4%.
No Entorno do Distrito Federal, Eliton registra a menor rejeição, de 10,4%, sendo ultrapassado por Caiado, que tem 19,4% de resistência na região.
O governador sofre maior aversão do grupo de eleitores com nível superior (21,7%) e com idade de 50 anos ou mais (23,5%). A menor rejeição ao tucano é registrada entre jovens, de 16 a 24 anos (10,1%) e os que apenas leem e escrevem (16,2%).
No grupo de jovens, Kátia é a mais rejeitada, com 15,5% e Caiado fica em segundo, com 13,2%.
O Popular


Nenhum comentário:
Postar um comentário