Atas das convenções foram entregues pelos partidos ao TRE
Seis candidatos vão disputar o governo de Goiás nas eleições deste ano, já definidos em convenções, realizadas no último domingo. Os partidos solicitaram registros das candidaturas, o que deverá ocorrer até o dia 15 próximo.
Os são candidatos são: Ronaldo Caiado (DEM), José Eliton (PSDB), Daniel Vilela (MDB), Kátia Maria (PT), Weslei Garcia (PSol) e Marcelo Lira (PCB).
A campanha eleitoral começa dia 16 de agosto, quando será permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda na internet (desde que não paga), entre outras formas.
DEM
O senador Ronaldo Caiado (DEM) , candidato ao governo de Goiás, tem o deputado estadual Lincoln Tejota (Pros) como candidato a vice-governador, o senador Wilder Morais (DEM) e o vereador Jorge Kajuru (PRP) na disputa ao Senado. Ele tem apoio de 13 partidos: DEM, Pros, Podemos, DC, PSL, PRTB, PRP, PSC, PDT, PMN, PMB, PPL e PTC.
Natural de Anápolis, a 55 km de Goiânia, Ronaldo Caiado, de 68 anos, é médico e produtor rural. Ele foi eleito deputado federal por cinco vezes. Em 2014, Caiado se tornou senador. Esta é a segunda vez que ele concorre ao cargo de governador de Goiás.
MDB
Deputado federal Daniel Vilela (MDB) reuniu quatro partidos para sua campanha ao governo do Estado: MDB, PP, PRB e PHS. Daniel terá o deputado federal Heuler Cruvinel (PP) como candidato a vice-governador, empresário Vanderlan Cardoso (PP) e o ex-vice prefeito de Goiânia Agenor Mariano na disputa ao Senado.
Filho do ex-governador de Goiás Maguito Vilela, Daniel Vilela tem 34 anos e nasceu em Jataí, no sudoeste goiano. Formado em Direito, ele foi eleito deputado federal em 2014. Antes, o político já havia sido vereador de Goiânia e deputado estadual.
PSDB
Governador José Eliton terá como companheira de chapa, na vice na disputa à reeleição, a ex-deputada federal e ex-secretária estadual da Educação Raquel Teixeira (PSDB), o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e a senadora Lúcia Vânia (PSB) na disputa ao Senado. Ele conta com apoio de 10 partidos: PSDB, PSD, PV, PTB, SD, PR, PSB, PPS, Rede e Avante
José Eliton é o atual governador do Estado de Goiás, após ocupar a vice-governadoria por 7 anos e 3 meses. É natural de Rio Verde, no sudoeste goiano, mas cresceu e estudou em Posse, no nordeste goiano. Além de vice-governador, José Eliton acumulou as funções de presidente da Companhia Energética de Goiás (Celg-Par), em 2011, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, em 2015, e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária por quase dois anos, até 2017.
PT
A professora Kátia Maria Santos, candidata ao governo de Goiás, terá como vice o professor Nilvaldo Santos (PCdoB) e o deputado estadual Luis Cesar Bueno (PT) e a vereadora de Anápolis Gerli Sanches (PT) na corrida ao Senado.
Kátia Maria tem 42 anos, é natural de Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia, é professora e consultora de gestão e planejamento. A candidata é formada em Pedagogia e tem mestrado em estudos socioambientais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Começou a vida política no Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Senador Canedo e, na sequência, iniciou a atuação no Partido dos Trabalhadores.
PSOL
Professor Weslei Garcia disputa o governo do Estado tendo Erenilda de Assis (PSol) e o servidor público federal Fabrício Rosa como candidato ao Senado.
Weslei Garcia nasceu em Taguatinga, no Distrito Federal, em 1983. Em 2004, Weslei Garcia foi aprovado em concurso da Prefeitura de Valparaíso de Goiás, no Entorno do DF, para onde se mudou. Desde 2005, ele passou a integrar o PSol. É a segunda vez que disputa o governo do Estado.
PCB
Marcelo Lira (PCB) disputa o governo do Estado tendo a professora Bruna Venceslau (PCB) como candidata a vice-governadora e a professora Magda Borges concorre ao Senado.
Esta é a primeira vez que Lira disputa uma eleição. Ele é formado em Ciências Sociais e Filosofia, tem mestrado e doutorado em ciências sociais e pós-doutorado em história. É funcionário do Instituto Tecnológico de Goiás (FG).
CANDIDATOS A SUPLENTE DE SENADOR
CHAPA DEM
Wilder Morais (DEM)
1º suplente: José Alves de Queiroz (DEM)
2º suplente: Eduardo Machado (PMN)
Jorge Kajuru (PRP)
1º suplente: Benjamin Beze Júnior (PRP)
2º suplente: Milton Mercês (PRP)
CHAPA PSDB
Marconi Perillo (PSDB)
1º suplente: Vilmar da Silva Rocha (PSD)
2º suplente: Fátima Menezes (PSDB)
Lúcia Vânia (PSB)
1º suplente: José Vitti (PSDB)
2º suplente: Fernando Saflate (Rede)
CHAPA MDB
Agenor Mariano (MDB)
1º suplente: Ricardo Quirino (PRB)
2º suplente: Antônio Carlos Oliveira (MDB)
Vanderlan Cardoso (PP)
1º suplente: Maguito Vilela (MDB)
2º suplente: Rafael Walfredo (PP)
CHAPA PT
Luis Cesar Bueno (PT)
1º suplente: Neusa Valadares (PCdoB)
2º suplente: indefinido
Maria Geli Sanches (PT)
1º suplente: Mardônio Florentino (PCdoB)
2° suplente: indefinido
CHAPA PSOL
Fabrício Rosa (PSol)
1º suplente: Augustinho Scheffer (PSol)
2º suplente: Fabrício Costa (PSol)
CHAPA PCB
Magda Borges (PCB)
1º suplente: Bernardo Beserra (PCB)
2º suplente: Ismeire Aparecida Alves (PCB)
DM




Nenhum comentário:
Postar um comentário