segunda-feira, 27 de agosto de 2018

PGR denuncia Jovair Arantes na Operação Registro Espúrio


Também foram denunciados o ex-ministro da pasta, Helton Yomura, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, e a deputada federal Cristiane Brasil (PTB)

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, denunciou nesta segunda-feira (27) o deputado federal Jovair Arantes (PTB) por suposto envolvimento nas irregularidades investigadas na Operação Registro Espúrio. Deflagrada pela Polícia Federal (PF), a operação investiga fraudes na concessão de registros sindicais no Ministério do Trabalho.
Jovair é acusado de fazer parte do chamado núcleo político do esquema no ministério, responsável por indicar e manter pessoas ligadas ao grupo em funções comissionadas na pasta. Este núcleo também determinaria a manipulação dos processos de registro sindical para captar vantagens indevidas.
Além de Jovair, também foram denunciados o ex-ministro da pasta, Helton Yomura, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, e sua filha, a deputada federal Cristiane Brasil (PTB). Paulinho da Força, deputado e presidente nacional do Solidariedade, que comanda o Ministério junto do PTB, também foi citado. No total, foram denunciadas 26 pessoas (confira lista abaixo).
Sobrinhos de Jovair, Leonardo Arantes, ex-secretário-executivo do Ministério, e Rogério Arantes, ex-diretor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), também foram denunciados. Os dois estão presos em decorrência da operação, acusados de integrar o núcleo administrativo, que avaliava quais processos seriam priorizados na pasta.
Na notícia-crime, que agora será analisada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, ela pede que os denunciados sejam condenados por organização criminosa, percam suas respectivas funções ou empregos públicos e tenham que pagar no mínimo R$ 4 milhões por danos materiais e outros R$ 4 milhões por danos morais. Ela pediu ainda a abertura de outros inquéritos para investigar os crimes de corrupção, tráfico de influência e lavagem de dinheiro.

Resposta
Ao POPULAR, Jovair se disse “tranquilo” em relação à denúncia e pontuou que é papel da PGR fazer esse tipo de procedimento. “Isso é necessário dentro do Estado Democrático de Direito, que haja fiscalização e denúncias, e as pessoas que estão tranquilas como eu estou ficam apenas esperando o desenrolar das coisas. Sou líder de uma bancada e represento os deputados todos e talvez seja por isso que fui citado”, ressaltou o deputado. Ele garantiu, ainda, não ter qualquer tipo de envolvimento com o suposto esquema.
Confira a lista de denunciados:
1) Ademir Camilo Prates Rodrigues
2) Adriano José Lima Bernardo
3) Carlos Cavalcante de Lacerda
4) Cristiane Brasil Francisco
5) Helton Yomura
6) Jéssica Mattos Rosetti Capeletti
7) João Bertolino de Oliveira Neto
8) José Wilson Santiago Filho
9) Jonas Antunes de Lima
10) Jovair de Oliveira Arantes
11) Júlio de Souza Bernardes
12) Leonardo Cabral Dias
13) Leonardo José Arantes
14) Luís Carlos Silva Barbosa
15) Marcelo de Lima Cavalcanti
16) Maurício Moreira da Costa Júnior
17) Nelson Marquezelli
18) Norberto Paulo de Oliveira Martins
19) Paulo Pereira da Silva
20) Paulo Roberto Ferrari
21) Renata Frias Pimentel
22) Renato Araújo Júnior
23) Roberto Jefferson Monteiro Francisco
24) Rogério Papalardo Arantes
25) Sílvio Barbosa de Assis
26) Verusca Peixoto da Silva

O Pupular
Foto: Divulgação/Internet




Nenhum comentário:

Postar um comentário